bemvindo@startify.com.br (27) 3019-7996

Lean Partners

logo-leanpartners

Desenvolvimento das pessoas visando a construção de resultados sustentáveis e a multiplicação do trabalho.

O que é o Lean Partners?

O Pensamento Enxuto é uma filosofia de gestão de processo que vai de encontro à velhos hábitos enraizados na cultura empresarial brasileira. E mudanças culturais não são triviais, resolvidas com uma consultoria que entrega um plano de ação e lhe deseja boa sorte. A cultura de uma organização é observada através dos hábitos compartilhados entre líderes e equipes, nos diversos níveis hierárquicos e diferentes localidades. A mudança que o Pensamento Enxuto traz é exatamente a transformação dos hábitos nocivos onde eles acontecem, disfarçados de jargões e brincadeiras entre as pessoas. E isso demanda atenção e tempo

O LeanPartners é o programa da Startify que trabalha a implantação do Pensamento Enxuto. O foco é o desenvolvimento das pessoas visando a construção de resultados sustentáveis e a multiplicação do trabalho com as pessoas da própria empresa. Essa abordagem é inspirada no modelo utilizado pelo TSSC - Centro de Apoio ao Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System Support Center), organização criada pela própria Toyota. Através desta, ela transforma seus funcionários mais experientes em facilitadores e consultores para ensinar e apoiar a implantação do Pensamento Enxuto em outras organizações.

leanpartners-esquema-3-t

O programa Lean Partners promove reuniões e visitas técnicas entre as organizações participantes com objetivo de trocar experiências e conhecer diferentes formas e estágios de aplicação dos conceitos, ferramentas e métodos do Pensamento Enxuto.

leanpartners-esquema-2

Para quem se destina

O Pensamento Enxuto já foi aplicado com sucesso nos mais diversos setores empresariais. Além da indústria automotiva e toda sua cadeia de fornecimento, indústrias de mineração, aeronáutica, empresas de engenharia, serviços de tecnologia, comércio, bancos, hospitais, e até organizações sem fins lucrativos já se beneficiaram do sistema. Logo, qualquer que seja a sua área de atuação, os princípios certamente vão ajudar a reduzir custos e ganhar produtividade.

O LeanPartners foi construído para levar esse conhecimento às pequenas e médias empresas afim de elevar sua competitividade e promover o crescimento da empresa de forma sustentável. Sabemos que para essas empresas, grandes investimentos são arriscados e, muitas vezes, isso afeta o acesso delas ao conhecimento que fará a transformação necessária para a empresa continuar crescendo. A Startify levou isso em consideração e desenhou o programa de forma a minimizar os investimentos por parte da organização participante, tanto financeiro quanto de dedicação de tempo das pessoas. O programa trabalha de forma gradual a forma- ção das pessoas e as intervenções na organização ao longo do tempo.

Assim, o LeanPartners é destinado à toda organização, com ou sem fins lucrativos, de pequeno ou médio porte, das mais diversas atividades. Grandes organizações que visam a implantação progressiva do Pensamento Enxuto também podem participar. A recomendação é limitar o trabalho inicialmente a um departamento ou uma filial, por exemplo, afim de produzir resultados iniciais e desenvolver pessoas que contagiem a organização progressivamente.

Como funciona

O programa consiste na capacitação de pessoas através da prática progressiva do Pensamento Enxuto. Isso significa que o trabalho tem foco na sustentabilidade do negócio no médio e longo prazo.

Ele é dividido em 3 etapas: Diagnóstico, Implantação e Melhoria.

1. Diagnóstico

diagrama-6b

Ações:
Levantamento da situação atual, definição de indicadores e da área piloto, indicação do líder interno, definição da meta e plano de ação

Treinamentos sugeridos:
Pensamento Enxuto (vagas para os líderes envolvidos)

Prazo estimado:
3 a 6 visitas.

O início é dedicado ao levantamento de dados, análise e à escolha do local e equipes piloto para implantação das ferramentas e métodos. Nesta etapa também são definidos a meta e o plano de ação. A partir daí, todo o trabalho é realizado na área operacional escolhida, junto às equipes e líderes envolvidos. É importante que a empresa indique um líder para o trabalho cujas responsabilidades incluem:

  • Acompanhar o trabalho da equipe técnica da Startify;
  • Medir e acompanhar os indicadores definidos;
  • Treinar as equipes (e turnos) nas ferramentas implantadas;
  • Multiplicar internamente os conceitos e ferramentas implantadas quando possível;
  • Levantar as dúvidas e oportunidades de melhoria nas ferramentas implantadas;
  • Acionar os apoios internos necessários para o andamento das atividades;
  • Reportar o andamento do trabalho e os desafios encontrados tanto para a equipe da Startify quanto para os líderes da organização.

É sugerido que o indicado e os líderes diretamente envolvidos no trabalho de implantação do Pensamento Enxuto participem do treinamento introdutório da Startify para nivelamento do conhecimento, alinhamento de conceitos e da linguagem utilizada. Isso facilita e acelera a comunicação e o todo o trabalho de implantação

 

2. Implantação

diagrama-7b

Ações:
Implantação das ferramentas e métodos indicados para alcance dos resultados, capacitação das pessoas no local de trabalho, padronização de atividades.

Treinamentos sugeridos:
Aprendendo a Enxergar, Solução de Problemas, Trabalho Padronizado, Kaizen.

Prazo estimado:
9 a 18 visitas.

A essência do programa acontece através de visitas mensais da equipe técnica para conhecer, avaliar e orientar os esforços de implantação. As visitas são agendadas com antecedência e de acordo com a disponibilidade da organização participante. Durante as visitas, o líder de implantação indicado pela empresa e o consultor da Startify trabalham juntos na área escolhida para executar e avaliar as ações definidas, as melhorias necessárias e os próximos passos, conforme o diagnóstico realizado e as metas definidas na fase inicial.

Durante esta fase são indicados alguns treinamentos específicos sobre as ferramentas que serão implantadas. O objetivo é desenvolver os operadores do processo para que elas possam capturar o propósito das ações, reduzir incertezas e resistências e contribuir com o trabalho.

3. Melhoria

diagrama-8a

Ações:
Multiplicação das ferramentas já implantadas na área piloto para outras áreas da organização

Treinamentos sugeridos:
Pensamento Enxuto (turma interna), demais treinamentos sob-demanda, conforme o andamento de cada área.

Prazo estimado:
indeterminado.

Nesta etapa, espera-se que o líder de implantação apontado inicialmente esteja apto à multiplicar o conhecimento já adquirido, capacitando outras pessoas para executar o seu papel em outras áreas da empresa. A ideia é usar os recursos da própria empresa para promover melhorias em outras áreas da organização, além da área piloto.

Uma vez que mesmo as empresas mais experientes na implantação do Pensamento Enxuto se consideram “em implantação” há décadas, esta fase não tem um prazo de conclusão. Uma vez iniciado o processo de Melhoria Contínua, há sempre oportunidades para melhorar processos, atividades e resultados. Nesse sentido, são sugeridos treinamentos internos sob demanda para o desenvolvimento das pessoas nas ferramentas que estão sendo trabalhadas, bem como a formação no Pensamento Enxuto dos líderes de implantação.

Atividades

O programa LeanPartners prevê a implantação do Pensamento Enxuto conforme as necessidades das pessoas e da organização. Por isso, o plano de ação é customizado a partir do diagnóstico realizado junto com a equipe interna. Esse plano de ação vai priorizar e conduzir a implantação das seguintes ferramentas e métodos:

• Trabalho Padronizado
• Solução de Problemas
• Mapa de Fluxo de Valor
• Kaizen (projetos de melhoria)
• Heijunka (estabilização de processos)
• Just-in-time (fluxo contínuo, sistema puxado, tempo takt)
• Jidoka (separar o trabalho do homem e da máquina, identificação de anomalias).

Cada um desses itens são interdependentes para o alcance dos objetivos de redução de custos e ganho de produtividade. Eles podem já ser praticados em algum estágio na organização participante e isso é avaliado durante a fase de diagnóstico. O objetivo do LeanPartners é coordenar a integração dos mesmos, bem como aprofundar sua utilização conforme as necessidades da organização.

Equipe Técnica

mentorConsultor em inovação, estratégia, empreendedorismo e sistema de produção lean. Sua carreira inclui auditoria, treinamentos e consultoria em modelos e ferramentas de gestão para o desenvolvimento de negócios e equipes em todos os 5 continentes para centenas de pessoas.

Nos últimos 10 anos Marcelo vem desenvolvendo sua carreira atuando nas áreas de estratégia, modelos de negócios, inovação e gestão do conhecimento, empreendedorismo, sistema de produção enxuta (lean manufacturing, Sistema Toyota de Produção) e 6 sigma. Seu estilo pessoal estimula o envolvimento das pessoas em todos os níveis da organização a refletir sobre o seu papel e atitude na construção da solução.

Marcelo é graduado em Administração de Empresas pela UFES e mestre em Gestão do Conhecimento, Inovação e Dinâmica Empreendedora pela Universidade de Aalborg na Dinamarca.


FORMAÇÃO NO BRASIL

2006 Administrador formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

2005 Programa de Desenvolvimento de Dirigentes, Fundação Dom Cabral (FDC), Belo Horizonte, MG

2009 Elaboração de Projetos de Inovação, SESI-SC

2010 Gerenciamento da Rotina, INDG, Belo Horizonte, MG

2011 Técnicas de Negociação, Oficina de Liderança, Vitória, ES

2011 Gestão de Conflitos, Oficina de Liderança, Vitória, ES

2012 Formação Six Sigma Green Belt, Vale, Belo Horizonte, MG

2012 Train the Trainer, João Cordeiro, Vitória ES

2013 Pensamento Enxuto, Vale, Carajás,PA

2013 Trabalho Padronizado, Vale, Carajás,PA

2015 ChoraPPT, Perestroika, Vitória, ES

2015 Finanças Empresariais, Fundação Dom Cabral, Vitória, ES


FORMAÇÃO NO EXTERIOR

Mestre em Gestão do Conhecimento, Inovação e Dinâmica Empreendedora pela Aalborg University, Dinamarca

Três anos de treinamento, consultoria e auditoria em sistemas de gestão em cinco continentes.

2011 Business Process Management Professional Certificate (BPTrends), EUA

2011 TPS Overview for Kaizen Leaders, Toyota System Support Center (TSSC), EUA

2011 Standardized Work, Toyota System Support Center (TSSC), EUA

2011 Problem Solving, Toyota System Support Center (TSSC), EUA

2013 Business Model Canvas Workshop and Masterclass, Strategyzer, EUA

2014 Education DesignShop, Massachusetts Institute of Technology, EUA

2015 Innovation Master Series, Stanford University, EUA