bemvindo@startify.com.br (27) 3019-7996

Pensamento Enxuto

A forma de entender a organização de processos que tornou a Toyota referência em seu segmento.

Pensamento Enxuto

Carga Horária

16 horas

Capacidade

Turmas de até 24 participantes

Dinâmico e participativo

Com simulação usando Lego®!

Parcele no cartão com o PagSeguro.

Turmas abertas e in company

Entre em contato e peça a sua!

Apresentação

A metodologia de gestão de empresas que revolucionou o mundo da indústria, agora também está transformando os setores de serviços, saúde, alimentício, construção civil e startups em todo mundo. O Pensamento Enxuto é uma filosofia e método para gerir negócios que surgiu na Toyota e é conhecido na indústria como Sistema Toyota de Produção (TPS em inglês - Toyota Production System). Nos Estados Unidos ganhou o nome genérico de Lean Manufacturing, e no Brasil ficou conhecido como Produção Enxuta. Nós o chamamos de Pensamento Enxuto por acreditar que o seu sucesso é proveniente da mudança de atitude de líderes e liderados, que só vem com a adoção de uma nova forma de pensar gestão.

Seu objetivo - e seus resultados em todo o mundo - são a melhoria da satisfação dos clientes, a redução de custos e do tempo de produção através da eliminação de desperdícios. A gestão Lean procura fornecer, de forma consistente, valor aos clientes com os custos mais baixos, identificando e sustentando melhorias nos processos, por meio do envolvimento das pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa.

Empresas de pensamento enxuto

Algumas das empresas que adotam o pensamento enxuto para garantir qualidade e reduzir custos:

20

19

17

18

16

14

15

13

12

11

10

8

9

7

6

5

4

3

2

1

A quem se destina

Analistas de qualidade, engenheiros de todas as áreas, líderes empresariais, consultores, e todos aqueles que decidem ou influenciam a tomada de decisões sobre processos organizacionais.

O Pensamento Enxuto é uma nova forma de entender a organização de processos e pode ser aplicada em organizações de todos os setores, desde a construção civil e indústrias, até os serviços financeiros e de saúde.

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos.

O curso usa uma linguagem simples e direta, acessível a professores e estudantes, líderes experientes ou mesmo profissionais em início de carreira.

Instrutor

lage
Marcelo Lage é formado em administração de empresas com mestrado em gestão do conhecimento, inovação e dinâmica empreendedora.
É formado desde 2011 pelo centro de ensino do Sistema Toyota de Produção da própria Toyota nos Estados Unidos, o Toyota Production System Support Center - TSSC. Foi responsável pela introdução do tema na mineradora Vale e, desde então, atuou como consultor, treinador e auditor da metodologia em 5 continentes.

Programa
  • A filosofia e os princípios do Pensamento Enxuto.
  • Os 7 desperdícios.
  • As 4 regras para implantação.
  • Os conceitos (Just-in-time, Jidoka, kaizen, Heijunka, outros).
  • As ferramentas (Andon, Kanban, 5S, padronização, kaizen, outros).
Metodologia

O workshop Pensamento Enxuto é um momento dinâmico. Os conceitos são trabalhados em grupo, construindo o significado a partir de exercícios práticos que utilizam Lego® e outros materiais para envolver o participante nas atividades. De forma lúdica, os conceitos ganham relevância para superar os desafios crescentes que são dados aos participantes, exigindo a aplicação do conhecimento adquirido a cada etapa.

Carga horária: 16 horas de aulas teóricas e práticas.