bemvindo@startify.com.br (27) 3019-7996
#21
19/12/2016
0

2016 está acabando. Sábado já é Natal e semana que vem, para muitos, será quase parando. Isso se você não é um dos sortudos que vai parar de fato e poder curtir um tempo livre. Esse texto é um convite para você usar esse tempinho para você mesmo. Acreditamos que esse pode ser o melhor investimento que você pode fazer.

Existem diversas pesquisas que comprovam que a nossa felicidade – e em último caso a conquista de todos os nossos objetivos – está ligada à forma como nosso cérebro interpreta o que acontece à nossa volta. Se acreditamos que a felicidade vem pela conquista de algo e que só seremos felizes quando isso acontece, precisaremos estar o tempo todo buscando. Se é a conquista que traz felicidade, nosso cérebro se vicia e nos condiciona a buscar algo mais. A compra de um carro, uma promoção, um novo apartamento só traz felicidade enquanto é “novo”. Uma vez que passamos a dizer “meu carro” em vez de “meu carro NOVO”, adiamos a felicidade para quando uma nova troca for feita, para melhor. Esse condicionamento e dependência afeta diretamente nossa felicidade, produtividade, nível de energia e criatividade. E se você está carente dessas coisas, dificilmente vai conseguir conquistar algo.

O que é mais bacana dessas pesquisas é que elas nos dão dicas de que é possível reconfigurar as lentes mentais que usamos. É como fazemos no instagram quando troca o filtro da foto, só que muito mais poderoso – e um pouco mais trabalhoso. Mas só um pouco mais.

A reconfiguração do nosso cérebro passa por fazer escolhas. Muitas vezes a gente não percebe mas faz escolhas como se estivéssemos em piloto automático. Lembra do filme Click, com o Adam Sandler? Então, mais ou menos daquele jeito. É por isso que o autoconhecimento se torna tão importante e cresce desproporcionalmente (você certamente já percebeu a quantidade de pessoas que se tornam coachs). O autoconhecimento nos permite reconhecer esses momentos em que estamos deixando o piloto automático tomar as decisões. Decisões que podem não ser as melhores para aquilo que desejamos alcançar. E não se iluda. Isso acontece no meio da reunião de rotina com a equipe com o chefe, na conversa com a esposa ou com o marido, e mesmo quando você decide sair mais cedo ou mais tarde do trabalho. São as pequenas coisas, todos os dias, que afetam o resultado de nossas vidas.

Antes que você comece a imaginar que a Startify vai oferecer serviços de coach, vou parar por aqui. Não é esse o ponto. A questão é que, da mesma forma que as práticas do Pensamento Enxuto ajudam organizações a lidar com essas pequenas decisões diárias, o nosso convite é para você começar um novo hábito agora que acreditamos fará suas decisões melhores em 2017. Novos hábitos que vão ajudá-lo a reconfigurar as lentes pelas quais você interpreta o que acontece no mundo e com você. A ideia é te ajudar a conquistar mais energia, produtividade e criatividade – e, claro, suas metas. Vamos começar?

Nosso convite é inspirado na pesquisa de Shawn Achor, autor do livro “O jeito Harvard de ser feliz” e dessa TEDx Talk, uma das mais vistas até hoje no site, com mais de 14 milhões de visualizações. Para ele, 21 dias de pelo menos dois minutos de uma das práticas a seguir te ajudam a inverter a equação de “conquistas levam à felicidade” para “felicidade leva à conquistas”. Vamos a elas:

  • Escreva diariamente 3 coisas novas pelas quais você é grato. Isso fará seu cérebro escanear seu dia pelas coisas positivas que aconteceram, mais do que as negativas;
  • Faça um diário descrevendo algo positivo que aconteceu nas últimas 24 horas. Você vai reviver a experiência e valorizá-la em seu piloto automático;
  • Exercite-se! A atividade física nos exige uma decisão consciente e ensina nosso cérebro que o comportamento é determinante;
  • Pratique meditação. Ela ajuda nosso cérebro a superar a cultura de hiperatividade em que vivemos, na qual precisamos estar ocupados o tempo todo, sempre “na correria”; e
  • Pratique atos casuais de generosidade. Escreva um e-mail generoso para alguém por dia. Pode ser elogiando ou agradecendo alguém. :)

Use esse tempo do fim de ano para começar esses novos hábitos. Nós vamos inclusive te dar uma força. Faça seu cadastro aqui  para receber dicas de aplicativos e mensagens de incentivo para cumprir os objetivos do dia. Estaremos do seu lado para ajudar você a realizar ainda mais em 2017. Bora? A gente começa na próxima 2ª feira!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone

Qual desafio você topa?
3 gratidões por diaDiário de coisas boasExercíciosMeditaçãoAtos casuais de generosidade

 

Comentários