bemvindo@startify.com.br (27) 3019-7996
Comece ou morra!
24/09/2015
2

Ando há algum tempo pelo Brasil e tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas incríveis. E por conta do meu background em inovação, as pessoas com frequência me perguntam “Marcelo, eu tenho uma ideia de negócio mas não sei como começar. O que eu posso fazer?”. Essa pergunta, normalmente, provoca duas reações. A primeira é de felicidade em receber a confiança de que uma indicação minha é valiosa para a pessoa, é um feedback bacana. A segunda reação é de frustração em não possuir uma bola de cristal para poder responder à altura essa confiança.

O fato é que, inovação implica em incerteza, mais do que qualquer outra atividade econômica. Mesmo investimentos considerados “seguros” possuem algum grau de incerteza. Nós brasileiros sabemos bem que um presidente pode decidir congelar nossas poupanças e uma grande construtora pode ir à falência por construir prédios com areia da praia. Porém a inovação implica em mais do que isso. Inovar significa construir algo sem saber o que vai sair no final. Afinal de contas, se você souber o resultado que deseja, não deve ser algo tão inovador assim.

Nos dias de hoje, o sucesso requer a inovação, e esta é consequência do aprendizado. Portanto, se você quiser investir em um negócio, comece se perguntando se você está disposto ou disposta a investir uma boa parte do seu tempo para aprender. Aprender sobre o cliente, sobre o mercado, sobre a gestão, sobre os concorrentes, e sobre um tanto de outras coisas que você vai precisar aprender para conseguir gerir um negócio de sucesso.

É nesse sentido que os métodos de inovação e empreendedorismo que trabalhamos aqui na Startify estão todos dedicados a acelerar o seu aprendizado sobre aquilo que é importante para conseguir inovar. Essa semana lançamos o nosso primeiro curso aberto, o Start or Die! O nome faz uma referência a essa necessidade de começar a fazer sua empresa antes mesmo dela existir, começar a aprender antes mesmo de escrever uma linha de código ou do plano de negócios – por favor, não faça um plano de negócios!

O Start or Die é uma evolução de outros cursos que realizamos antes. Ele reúne o aprendizado conquistado com dezenas de participantes. Reunimos os feedbacks de empreendedores e aspirantes, equipes de startups, líderes e equipes de grandes empresas para construir uma experiência que vai te ajudar a começar a aprender – e empreender – imediatamente! Vamos te levar e acompanhar você nas ruas para identificar, observar e interagir com potenciais clientes, e proporcionar aprendizado real sobre aquilo que você deseja construir.

A inovação que fará do seu negócio um sucesso é fruto da sua experiência, da sua visão de mundo e daquilo que você identificar como valor para os clientes. Nós oferecemos ferramentas e metodologia para ajudar você a usar o seu background à serviço dos seus futuros clientes. Assim, acreditamos que você vai perceber que não precisa de bola de cristal para desenvolver o seu negócio, com suas próprias mãos – e seus próprios aprendizados. Afinal, nenhuma ideia “bomba” mais do que aquela que você se dedicou para construir e transformar em realidade.

É por isso que a gente acredita que é melhor você começar agora antes que sua ideia morra, ou que você morra com ela. Ou pior, antes que alguém fique milionário ou milionária com sua a ideia e você morra de arrependimento.

Comentários